Você sabia que o seu combustível tem validade?

shutterstock_454581190

Sim, é verdade. O combustível depois de um determinado tempo pode prejudicar o motor, resultando em inúmeros problemas em seu funcionamento.


Nos postos de gasolina, o combustível possui uma validade diferente. Há cada 60 minutos, é como se fosse um mês, quando guardado em condições ideais, protegida da luz e do calor. Com isso, quando bem estocada, ele pode resistir por seis meses nos reservatórios dos postos revendedores.

No carro, o combustível funciona de outra forma, já que a composição está exposta ao oxigênio e o calor. Por isso, a validade da gasolina fica em torno de dois a três meses, dependendo do nível dentro do tanque, porque quanto menor, mais contato com o oxigênio e menor dissipação de calor.

As consequências de ter um combustível velho dentro do veículo são diversas. Entre elas estão: formação de depósitos de goma no tanque, na tubulação, nos injetores ou carburadores, dificuldade de tomar partida no carro, engasgos na hora do uso, podendo causar mais consumo de gasolina.

Gasolina aditivada
Esse tipo de gasolina dura duas vezes mais tempo que a comum. Isso porque, ela possui redutores de oxidação, que é a reação do combustível com o oxigênio. Dependendo do composição, pode chegar a 18 meses nos locais de armazenamento. No carro, pode chegar a 10 meses, pois os agentes antioxidantes têm uma estabilidade elevada.

Fonte: Autostart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =