Blog Populares

Sala & Etc, como decorar sala e quarto

Tenho uma parede com várias janelas. Uso somente uma cortina grande ou devo ter uma para cada janela?

De acordo com a designer de interiores, Eveline Sampaio, o melhor a se usar seria uma cortina para cada janela, já que, com o controle de cada uma, o condutor poderá optar por qual luz natural ele deseja usar, ao invés de usar a única constantemente. “Com uma janela aberta, o morador pode usar parcialmente a iluminação, sem se irritar com a luminosidade de todas as janelas abertas ou sem ficar na escuridão com todas fechadas”, finaliza.

Como montar um quarto só para as coleções?

A melhor forma de organizar as coleções pode ser em estantes e com divisões de nichos, como brinquedos, livros e filmes, a qual cada produto tem o seu espaço nas prateleiras. “É preciso analisar a altura dos modelos e das coleções para escolher qual peça merece destaque e quais serão os mais usados. Aqueles que exigem um contato diário não precisam ficar em estantes altas”, conta. Além disto, Eveline enfatiza que será necessária uma iluminação forte que exiba todos os detalhes do cômodo. Além disso, ela conta que aproveite para montar no mesmo ambiente um escritório, onde o proprietário pode curtir a sua coleção mais a vontade.

Como combinar o tapete com os outros móveis?

O tapete pode ser usado de diversas formas para não tornar o ambiente enjoativo. “A cor aplicada pode ser uma neutra, como o cinza, que fica mais descontraído quando o ambiente inteiro já está cheio de detalhes”, explica. Por fim, quando o morador resolver alterar algo do ambiente, ele pode optar por um tapete de outra cor, o que torna o cômodo diferente, ainda que seja somente em um detalhe. O importante é criar contraste com o que está em volta. Observar os pontos de destaque, antes de aplicar um novo tapete, evita exageros nas cores.

Qual parede de um quarto é melhor para aplicar o papel de parede?

A melhor parede para se usar deve ser a da cama, já que o foco de quem entra no quarto, na maioria das vezes, é o móvel. “O morador entra no quarto dando atenção ao mais importante. No caso, a cor acima da cama traz sensação de conforto e tranquilidade”, diz.

O que não pode faltar na decoração de um quarto?

“Na decoração de um quarto pode aplicar um espelho e cabeceira de cama, logo que traz cores agradáveis com a tonalidade do painel e com o espelho, que cria sensação de amplitude”, conta a designer de interiores, Eveline Sampaio. O espelho, além de seu efeito, se torna útil ao ser usado diariamente pelo proprietário.

Ambientes integrados, como sala de estar e jantar, precisam ter o mesmo modelo de cortina?

“Tudo depende da composição do ambiente”, conta. Se as salas forem similares e unitárias em design, cores e móveis, a cortina pode ser diferente nos dois ambientes. Caso os cômodos sejam distintos em design e em formatos, as cortinas podem ser iguais, já que é apenas um detalhe parecido com o outro. Ela conta que também pode misturar os formatos, ainda que com coerência. “O clássico e moderno se misturam muito bem”, diz.

Recomendado para você