Sala e etc: Dicas de como deixar o ambiente mais agradável

Quais são os métodos de combinar a cor de uma parede com os móveis da casa?

“O mais indicado, na decoração atual, são os tons neutros nos cômodos maiores. Não existe nada melhor do que uma cor com tom calmo, neutro, e que tenha um ponto de foco mais forte, íntimo e profundo do que a cor na parede, como uma peça de obra de arte”, explica o decorador da Holanda por Dulce Silveira Ambientações, Bruno Lessy. Ele destaca que o indicado, no caso, seria usar um revestimento de tom calmo, com elementos que façam com que a aparência entre em destaque.

Como monto um espaço para guardar livros sem prejudicar a decoração?

O decorador destaca que é indicado que o morador faça a sua própria estante de livros, logo que não prejudica a decoração e ainda agrega outro tom ao ambiente. “O proprietário pode separar os livros por seção, por ordem alfabética ou por tema, algo que muda todo o ambiente, sem dúvidas. Basta aplicar um tom das estantes que case com o tom da parede. A estante ainda serve como ponto de destaque”, diz.

O que fazer com o quarto de objetos acumulados?

De acordo com Bruno Lessy, o quarto que está sobrando pode ter a sua parede destruída, dependendo da planta original, para integrar e aumentar o tamanho da sala. Dependendo da localização, o quarto pode ser introduzido em outro cômodo para criar mais espaço no imóvel. “O quarto de empregado, que fica próximo da cozinha, pode se tornar uma lavanderia e deixar a cozinha maior. Outra sugestão é aumentar o cômodo e transformar em uma cozinha americana. Ou então, pelo caminho mais simples, o morador pode colocar um sofá cama e deixar como quarto de hóspede ou escritório”.

Posso usar plantas dentro de casa?

Segundo o especialista, é permitido usar plantas dentro de casa, ainda que o proprietário se responsabilize em conhecer e cuidar das espécies em questão. “Planta também é um ser vivo. Ela traz, sem dúvida, uma sensação de frescor e de vida, como um animal garante dentro de casa. Para isso, é preciso cuidar para não morrer”. Com isso, ele recomenda colocar em pontos que tenha espaço para sol, como uma janela, cozinha ou quintal. No entanto, caso o proprietário não possua tempo o suficiente para cuidar da planta, ele indica as plantas artificiais, que estão cada vez mais próximas do realismo de uma planta natural.

Por onde começar para mudar a decoração de um cômodo?

“Pode começar pelo que quer que fique e o que quer que saia. Um sofá, por exemplo, quando está desbotado, pode ser substituído por um novo ou por um novo revestimento. O proprietário, nesse caso, precisa conhecer os seus móveis e quais deles garantem mais elegância ao ambiente”, diz. Depois disso, ele aponta que pode mudar a cor do lugar, o que já o torna mais diferente que antes. “Pode tirar uma poltrona, colocar uma mesa de centro, um lustre próximo do sofá. Alguns até tiram a televisão e aplicam uma decoração de livros pelo imóvel”.

Qual o melhor estilo moderno que posso dar para a varanda de casa?

O indicado seria usar um estilo mix, com vários detalhes em sintonia. “É permitido colocar um sofá moderno e uma peça antiga para dar elegância. Só é preciso ficar atento com as cores, já que não podem ficar bagunçadas ou poluídas. Além disso, não tem problema em colocar o estilo único do proprietário. A sua personalidade, seja com uma cor ou com obras de arte, lado a lado dos móveis modernos e outros mais antigos, faz o lugar ficar bonito e estiloso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − treze =