Saiba qual é o piso ideal para sua casa


A hora de escolher o piso ideal para uma moradia é uma das mais importantes no momento de decidir a decoração. Se ele irá combinar com os móveis, ou se será resistente são alguns dos questionamentos dos consumidores ao se depararem com as múltiplas opções do mercado. A designer de interiores Celene Gurgel esclarece algumas das dúvidas mais frequentes e dá suas opiniões sobre quais são os modelos mais atuais no ramo.

Uma das tendências mais em conta é estilo cimento queimado, que Celene explica ser de fácil aplicação. Não é necessário comprar nenhuma cerâmica para utilizar o modelo, que pode ser produzido pelo pedreiro responsável pela obra. A designer ressalta que o estilo agrada mais pessoas solteiras, que vivem em espaços menores, como apartamentos e não tenham uma grande família formada. Um dos pontos positivos é que o modelo pode ser aplicado após a remoção de um piso defeituoso, reduzindo os custos de investimento.

Já o porcelanato, cuja faixa de preço varia de acordo com o tamanho escolhido de cada peça por metro quadrado, é o estilo mais plural, conta Celene. “Os porcelanatos são maravilhosos e tem muita variedade. Tem os cor de deck de piscina, os polidos, que tem aquele brilho que todos conhecem, também os acetinados, que não possuem muito brilho, quase foscos. E existe também o slim, que tem apenas 6mm de espessura e pode ser colocado por cima de um piso já existente, como um de cerâmica”, conta.

Outra opção são os pisos de madeira sintética, que simulam o material, mas possuem menor valor e com baixo impacto ecológico. Sua manutenção deixa a desejar, contudo, pois a água pode prejudicá-los facilmente. Já o estilo de cerâmica anda fora de moda, com poucas pessoas o adotando, avalia Celene.

Para combinar com tantas opções, Celene afirma que o cliente precisa ter em mente qual o objetivo de sua decoração e da moradia. Se procura um espaço com boa acústica ou um aspecto mais sóbrio, por exemplo. “Um ambiente que a gente pega muito é o industrial, onde não há paredes, e a privacidade é só no banheiro. Toda a tubulação elétrica fica por fora. Esse é um estilo de gente jovem”.

Dicas para pisos
  1. Os tapetes e carpetes não saíram de moda. Existem várias opções no mercado, entre antialérgicos e impermeáveis.

  2. Pisos de madeira sintética não são resistentes a água, mas possuem boa acústica

  3. As pedras também estão em voga, mas são os pisos mais caros do mercado

  4. O estilo de cimento queimado é um dos mais visados pelos jovens atualmente, tanto pelo estilo como pelo baixo custo

  5. O porcelanato é popular e possui muita variedade para compor diferentes ambientes

  6. A cerâmica é um dos produtos mais em conta, mas não vem sendo muito utilizada

  7. Para reduzir custos de aplicação, peças com tamanho de 30×30 ou 40×40 são as mais baratas.

  8. Peças de 120×120 são mais bonitos, mas possuem preço elevado

  9. Porcelanato pode constituir desde os banheiros até a sala, deixando um estilo uniforme na residência

  10. O ladrilho hidráulico também é uma opção válida, mas as fortes estampas podem ser exageradas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =