Saiba quais são os maiores inimigos da conta de luz


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a partir desta semana, a conta luz estará mais casa. Foi estabelecido que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha. Isso significa que, para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, haverá acréscimo de R$ 3 na conta de energia.

Com isso, para você economizar nas contas de casa, saiba quais são os maiores causadores do aumento na conta de luz:

Ar condicionado
Quem mora em cidade quente, normalmente, não dispensa o uso do ar condicionado em casa. Porém, segundo o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, o aparelho consome até 10 vezes mais energia que o ventilador.

Se você não conseguir abrir mão do aparelho, a Aneel indica algumas mudanças de hábito:
– Instale o ar-condicionado em um local com boa circulação de ar.
– Com o ar-condicionado ligado, feche portas e janelas para evitar a entrada do ar quente.
– Limpe sempre os filtros, pois a sujeira força o aparelho a trabalhar mais.
– Vai sair do ambiente? Desligue todos os aparelhos elétricos, incluindo o ar-condicionado.

Aparelhos ligados em espera
Deixar o microondas, a televisão ou o carregador de celular na tomada mesmo sem estar em uso, gasta energia. Você realmente precisa desligar da tomada.

Videogames, estabilizadores de computador e bases de telefone sem fio também são grandes consumidores de energia quando deixados na tomada por dias seguidos.

Chuveiro
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reduzir os banhos em até 10 minutos, pode diminuir em 30% do consumo de energia. Existem também outras maneiras como: limpar os buracos por onde a água sai, para aumentar a vazão; Se a resistência, troque o mais rápido possível. Fazer remendos, além de ser perigoso, desperdiça energia; Desligue a torneira enquanto se ensaboa. Assim você economiza energia elétrica e água.

Cafeteira
Apesar de não parecer, a cafeteira consome 30 kWh/mês se for ligada por uma hora, todos os dias. Uma sugestão é de não manter a cafeteira ligada por muito tempo, e logo, passar o café para garrafa térmica.

Luminária
Evite deixar os abajures ligados a noite toda. As luminárias consomem a mesma energia que uma lâmpada de teto: 3,5 kWh de consumo mensal para fluorescentes e 9 kWh para incandescentes. Se possível, invista em um dimmer que consome menos energia.

Microondas
O consumo de energia do aparelho depende da potência que está ajustado, mas a sua média mensal é de 10,50kWh, maior, por exemplo, que o ferro a vapor. Com isso, aqueça comidas e bebidas no fogão e deixe o microondas desconectado da tomada quando não estiver usando.

Cooktop
Segundo a Aneel, o modelo de fogão consome mais energia que uma geladeira de duas portas frost-free. Estima-se que o aparelho gaste mensalmente 68,55 kWh de energia, enquanto modelos a gás consomem 2,40 kWh.

Fonte: Revistas Casa & Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − cinco =