Blog Populares

Saiba como diminuir o ponto cego do seu veículo


Aumentar o campo de visão, diminuindo os pontos cegos que ficam nas laterais do automóvel, é uma forma de evitar acidentes e dirigir com mais segurança. Além de carros, motos também têm pontos que impedem a visão do condutor. Saiba como reduzi-los.

Em resumo, o ponto cego é o espaço que o retrovisor não alcança. Para diminuí-lo, você deve ajustar os espelhos do carro. O retrovisor que fica na parte interna do veículo deve mostrar todo o vidro traseiro. Já os retrovisores externos devem mostrar o mínimo do carro e o máximo da rua.

Nas motos, o capacete é um ponto cego que diminui o campo de visão do condutor, limitando sua perspectiva de vista periférica. Quando os retrovisores originais da moto são trocados por retrovisores menores, a visão do condutor também é prejudica. A dica é dirigir com cuidado e estar atento nos momentos em que for mudar de faixa ou fazer curvas.

Câmeras no lugar de espelhos

Cogita-se substituir os espelhos retrovisores por câmeras de vídeo. A ideia é inserir telas no painel do carro que mostrem em tempo real as laterais e traseira do veículo, eliminando qualquer possibilidade de ponto cego. No entanto, essa novidade só poderá ser implantada quando a legislação permitir. Daqui a alguns anos, os carros devem trazer essa e outras tecnologias.

Veja também: Cinco tecnologias que terão nos carros a partir de 2020

Autor: Jonas Viana

Recomendado para você