Saiba como avaliar um carro usado antes de comprar


Antes comprar um carro usado, você pode pedir para dar uma volta antes de efetuar a compra. Mas será que você sabe como aproveitar este teste plenamente? Sabe diferenciar um motor com problemas de outro em condições normais? Ou descobrir se o veículo sofreu uma batida mais forte?

Para tirar o máximo da sua vistoria, aprenda a ouvir e ver o que um automóvel tem a dizer ao seu candidato a futuro dono.

Faça uma pesquisa

Comece pesquisando as características do tipo de modelo que você pretende comprar. Quem está acostumado a dirigir peruas, por exemplo, pode achar a direção de uma minivan desconfortável, pela posição mais alta e por inclinar mais nas curvas.

Identifique as falhas

Na hora de identificar falhas e possíveis batidas, você pode detectar de diversas formas.
No caso de pintura refeita tem uma falha relativamente fácil de identificar. Como as oficinas nem sempre conseguem reproduzir o mesmo acabamento das montadoras, um veículo repintado não costuma estar liso. Na verdade, deve haver uma ou outra rachadura e a cor é um pouco mais opaca.

Para notar essas diferenças, prefira fazer uma vistoria durante o dia. Com o reflexo da luz é possível notar manchas, principalmente em pinturas metálicas. Sobre irregularidades, um teste eficaz é ir até a traseira do carro e olhar lateralmente. Se encontrar ondulações há algo de errado.

Para conferir o estado da carroceria, abra e feche as portas mais de uma vez. Se elas não fecham perfeitamente, provavelmente houve uma batida ou o casco está torto. Confirme se encontra vãos além da conta nas portas e se há simetria entre os parachoques e se o teto está amassado ou irregular.

Um outro teste útil para conferir a aplicação de massa plástica, é bater de leve pela carroceria. Se há mudança de barulho, provavelmente houve aplicação do produto, que é usado para corrigir imperfeições ocasionadas por batidas.

Detecte batidas

Quando acontece uma batida frontal, o capô denuncia bastante se houve algum acidente. Antes de comprar o veículo pretendido, abra o capô e verifique se há sinais de ferrugem nas soldas e se ele está alinhado. Soldas das montadoras dificilmente enferrujam.

Na parte da frente, onde fica o motor, confira se soldaram entre o painel e o paralama. Diferenças em relação às junções é uma prova de colisão frontal.

Nas torres, onde os amortecedores ficam afixados, também existe uma solda de fábrica que precisa ser verificada. Em geral as montadoras não deixam um acabamento perfeito nessas regiões e há uma certa elevação da solda, que com a pintura do carro deixa a junção lisa. Confira se a solda parece ter sido refeita e passe o dedo, pois se notar que o local não está liso, o veículo pode ter sido reformado.

Nas batidas traseiras, os funileiros, em geral, conseguem corrigir choques de diferentes intensidades. Um dos locais onde não acontece “milagre” é onde fica o estepe. Retire o pneu reserva e analise com cuidado a região. Como em outras partes, pontos de solda comprovem a batida. O formato também denuncia: nunca pode estar oval.

Marcas de tinta, que podem ser vermelha, azul ou amarela, ficam em porcas e parafusos quando o carro sai de fábrica. Profissionais não reproduzem essas marcas quando há consertos.

Saiba identificar quando a quilometragem é adulterada!

Teste o veículo

Uma boa dica é alugar o modelo em vista por uma semana, para ter certeza de que você gosta do tipo de carro que está em mente. Algumas lojas até alugam o usado pretendido por um ou dois dias. É melhor gastar um pouco mais agora do que se arrepender por um ou dois anos.

Fonte: QuadroRodas

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