Como reaproveitar materiais de demolição e transformá-los em móveis

Os móveis feitos com madeira de demolição foram pensados para quem se interessa pelo estilo mais rústico. O formato faz com que as pessoas se sintam em uma casa de campo, serra ou de praia, onde os móveis simulam o bem estar e calma do interior. Eles possuem um design mais rebuscado e trazem formatos antigos e, dependendo do arquiteto, um mais histórico.

Isabela Reis, designer de interiores, enfatiza que os móveis de demolição surgiram da ideia de usar as “sobras” de materiais nas construções de casas. “Eles são feitos com os resquícios de outros imóveis e reformas. Desse modo, a ideia ficou famosa por seu design diferenciado”, diz. Atualmente, as pessoas usam os móveis para servirem de ponto de destaque, enquanto que os mais modernos servem de decoração de apoio.

Ela destaca que a madeira possui várias qualidades, como a produção que é reaproveitada, o formato robusto e a durabilidade por vários anos. Eles são resistentes e suportam as variações da natureza em ambientes externos. Para protegê-los com mais eficácia, ela indica usar o acabamento de verniz.

Já para manter o brilho, o recomendado seria utilizar um pano seco e esfregar na superfície do móvel. Não é recomendado usar óleos e ceras, já que acabam manchando. “Outros materiais que, geralmente, não se usa mais depois de uma demolição pode ser a cerâmica, que servem como objetos decorativos. Os arquitetos visitam as demolições e pegam ou pagam pelo material. Eles acabam revitalizando e aproveitam com o próprio proprietário uma nova alternativa de decoração. Com isso, os arquitetos apresentam um novo formato de mesas, bancos, painéis, poltronas, camas e outros detalhes rústicos”.

Como preservar os móveis:

1 – Os móveis suportam as variações da natureza em ambientes externos. Mesmo assim, evite que eles tenham contato direto com a terra, para evitar desgastes profundos.

2 – Evite deixá-los expostos ao sol ou chuva. Isso pode danificar a peça.

3 – Para protegê-los com mais eficácia, use acabamento de verniz.

4 – Utilizar um pano seco para limpar a superfície do imóvel já resolve e mantem o brilho do objeto.

5 – Coloque lã de aço e aplique cera de carnaúba quando a madeira perder o brilho com o passar dos anos. Isso faz com que a cor permaneça.

6 – Não utilize óleos e ceras industriais, já que eles podem manchar e mudar a cor original da peça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =