Blog Populares

Reforma e Construção: Como fazer um jardim vertical?

Os espaços da casa que mais inspiram tranquilidade e bem-estar, sem dúvidas, são aqueles que têm a natureza como ornamento. O jardim vertical é uma opção que concilia as plantas com o bom aproveitamento do espaço. A intervenção paisagística é comumente instalada em paredes das casa e de prédios e para instalá-lo de forma correta, há algumas dicas.

“A ideia do jardim vertical é que a parede e os vasos não sejam vistos”, explica  a arquiteta e paisagista Luciana Mota. Segundo ela, as plantas mais usadas neste tipo de jardim são samambaias, jiboias e dionelas, pela densidade e o caimento da folhagem que possibilitam esconder melhor os vasos.

O jardim vertical é dividido por módulos de 50×30 cm que contêm, cada um, plantas individuais. A recomendação é de que o jardim vertical seja instalado em locais com incidência de raios solares, sendo a sala e a varanda os locais mais comuns. “Não pode ser colocado em ambientes escuros e muitos fechados, senão as folhas vão secar e morrer”, diz Luciana. Além de residências, ele também pode ser feito em restaurantes e áreas corporativas.

É possível também combinar iluminação artificial para realçar o jardim. Luciana recomenda que os pontos de luz fiquem em cima e, no mínimo, 70 cm a frente da vegetação. Para a manutenção do jardim vertical, é importante que as plantas sejam regadas e adubadas regularmente. Luciana explica que uma das vantagens do jardim vertical é a possibilidade de fazer a manutenção só no módulo necessário, sem precisar mexer em toda a instalação.

Dicas

  1. Se o jardim for grande e mais sofisticado, instale um ponto de irrigação automatizado.
  2. Contrate um profissional paisagista para ver as melhores condições para instalar o jardim, como a corrente de ventos e a incidência do sol ideais.
  3. Permeabilize a parede que fica o jardim vertical. Isso evita que a umidade infiltre o local.
  4. Outros itens de decoração podem ser adornados junto ao jardim vertical. Garden fits, (compartimentos para guardar material de jardinagem), bancos e sofás são ótimas opções.
  5. Fique atento ao sinal de desgaste da planta. Folhas secas podem indicar que elas não estejam sendo aguadas corretamente.

Recomendado para você