Blog Populares

Reforma e Construção: Como criar um ambiente para guardar as roupas

43 1

Morar em apartamentos ou casas pequenas impossibilita a criação de espaços como os closets. Com o m² do imóvel reduzido, os proprietários possuem a missão de deixar a residência com aspecto diferente e com os objetos organizados. No caso de evitar a construção de um closet pequeno, os moradores podem repensar os cômodos do imóvel para uma organização funcional e elegante.

A design de interiores Aline Gurgel aponta que, para resolver a problemática de espaço, o indicado seria doar aquilo que não serve ou agrada mais. “É uma missão difícil que exige vontade e organização. Logo após, a casa já vai ter um espaço para substituição das peças ou para ficar mais tranquilo sem excesso de bagunça”, explica. Ela conta que, depois disso, o indicado seria pesquisar por formatos distintos de armários.

“A pessoa pode adquirir um móvel que não seja muito grande ou pagar para construírem um. O armário, desse modo, garante estilo próprio dos moradores, ainda que necessite disponibilizar uma parede para o móvel ficar”, diz. Ela destaca que é preciso ter inovação no material para colocar as roupas da pessoa. No caso, a especialista indica um armário com prateleiras, onde cada objeto tem o máximo de roupas dobradas do mesmo estilo e cor. A distância entre as estantes, por meio disto, deve ser calculada para garantir a organização de todas as roupas, além de gerar inovação no material.

“Um closet, por mais bonito e espaçoso que seja, exige mais espaço que a única parede do armário. Não é questão de valor, mas o closet tem que ser feito em um local do quarto com três paredes e que ainda tenha metros para a porta”, explica. O armário, nesse sentido, traz mais vantagem, logo que é permitido aplicar pontos para guardar gravatas e cintos em um mesmo compartimento, assim como as roupas íntimas em uma gaveta, que inclui sutiã, calcinha etc, e outros acessórios em uma caixa acima do armário. Além disso, ela destaca o preço vantajoso de construir um, já que é mais barato e se usa menos madeiras.

Como montar um espaço para as roupas:

1 – Doe as suas roupas, sapatos, calças e outros itens que não lhe interessam mais. Permanecer com esses objetos faz com que o cômodo fique lotado e com itens sem utilidade.

2 – Analise o tamanho do móvel e escolha um ambiente para se construir um closet, seja na vertical ou horizontal, ou um armário feito sob medida.

3 – Organize o guarda-roupa com agrupamento em uma ordem que faça sentido para você. É possível, por exemplo, separá-las por cor, formato ou estilo.

4 – Utilize caixas transparentes com itens que não podem ficar em cabides, como toalhas e lençóis. Com as caixas de plástico, o morador pode identificar o que tem dentro do compartimento e ainda deixa os itens agrupados. Os objetos podem ficar acima do armário.

5 – Dobre e faça rolinhos em blusas de ginástica e pijamas, já que fica mais fácil manter e criar rodízio das peças.

6 – Utilize sachês perfumados para criar um odor diferente e agradável no móvel. Eles devem ser trocados a cada três meses e não podem ficar em cima da roupa.

 

Gabriel Amora – Gabriel_amora@opovo.com.br

Recomendado para você