Mecânica Responde: Qual a vida útil de um pneu?

Qual a vida útil de um pneu?

Mecânica: Segundo Wene Dantas, da oficina O Borrachão, o tempo de utilidade de um pneu depende de uma série de fatores. “Em primeiro lugar, é preciso observar a marca, já que algumas são mais frágeis. Outro ponto relativo é o nível de direção do motorista. Por último, depende também do lugar que o condutor anda com o carro cotidianamente. Tem que ficar atento até com isso”, explica. O especialista lembra que andar em alta velocidade também prejudica.

A luz do óleo acendeu mesmo depois da troca. O que pode ser?

Mecânica: “Pode ser defeito na lubrificação interna do motor ou o censor do óleo que está com problemas”, explica Wene Dantas. De todo modo, o especialista indica que o condutor vá diretamente a uma oficina, já que pode danificar o motor e o automóvel. “É perigoso, pois além do dinheiro gasto com a substituição do óleo, o motorista talvez precise gastar mais em um concerto”.

Coloco os pneus novos atrás ou na frente?

Mecânica: De acordo com Wene Dantas, os pneus que se desgastam mais são os da frente, já que são os que direcionam as manobras. “Por consequência disso, nós optamos por substituir os pneus da frente. Para evitar um desgaste mais rápido, o condutor pode fazer alinhamento e balanceamento dos pneus a cada quatro meses, ainda que tudo dependa da condução do motorista, que pode reduzir o tempo de uso”, explica.

O que fazer quando a luz do óleo acender?

Mecânica: Cristian Castro, mecânico da oficina O Borrachão, conta que o importante é parar o carro e verificar o nível do óleo. “Se estiver no nível correto, é preciso procurar um mecânico, já que é um defeito. Se não estiver no nível, basta ir a uma oficina e completar até pagar a luz. Em todos os casos, o condutor necessita consultar um mecânico”.

Como dirigir com segurança na chuva?

Mecânica: “O ideal seria reduzir a velocidade, ligar os limpadores ou, dependendo da intensidade da chuva, parar o carro”, explica Cristian Castro, da oficina O Borrachão. O recomendado, segundo o especialista, seria substituir os seus pneus velhos para novos, o que traz mais proteção durante as chuvas. “Como não dá para prever, o indicado, quando tiver pneus velhos, é parar e esperar a chuva passar”.

Como tirar um arranhão da pintura do carro?

Mecânico: Cristian Castro, da oficina O Borrachão, pontua que, dependendo da profundidade do arranhão, o indicado seria usar o polimento. “No entanto, tudo depende da área do arranhão”, diz. Se o condutor optar por um polimento geral, o que resolve os riscos não tão profundos, ele pagará, em média, uns R$ 250. Se for só a peça, dependendo de sua área, custa R$ 50.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 6 =