Blog Populares

Problemas mecânicos, como resolver e evitar

Como tirar o resto de cola de adesivos da pintura do carro?

Segundo Fernando Mota, consultar da oficina O Borrachão, para tirar um adesivo e a cola fixa no automóvel, é preciso procurar um lava-jato profissional que resolverá a limpeza sem deixar resquícios no veículo. “No entanto, existem métodos que permitem que o condutor faça em casa, como o polimento, que, quando usado com calma e corretamente, pode resolver defeitos na pintura do carro”, diz. Ele lembra que existe um produto removedor, que tem para vender em lojas de acessório. 

Como limpar os vidros do carro?

Para limpar os vidros do carro por dentro é preciso usar produtos, como sprays de limpa vidro, e depois um pano seco que retire a sujeira, sem prejudicar o insulfilm. Já por fora, o consultor recomenda que pode tirar a poeira com pano úmido, mas com delicadeza para não alterar a proteção do fumê. “Muitas pessoas, durante a pressa do dia a dia, passam o pano molhado e tiram com jornal seco, o que também resolve temporariamente”, conta.

Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?

“Os sintomas são muito simples. É perceptível quando o carro está puxando para o lado da esquerda ou direita. Nos momentos que o carro sai da linha reta em estrada plana e fica com vibrações, o indicado é que faça uma análise antes que aconteça um acidente”, diz o consultor.

Qual o principal sintoma que denuncia sujeira no filtro de combustível?

O consultor conta que o filtro de combustível está entupido ou sujo quando o motor permanece hesitando em ligar depois de certo tempo. “Caso o carro não responda quando o condutor acelera, a bomba continuará impedindo até prejudicar o motor do veículo”, diz. Para mudar o filtro do combustível, o proprietário deve ir a uma oficina mecânica, já que o especialista limpará analisando o nível de sujidade e o filtro da tubagem de enchimento.

O que pode ser as vibrações no volante?

“A vibração no volante pode ser causada por inúmeros motivos diferentes”, diz. O primeiro a ser feito é observar se as rodas e pneus estão alinhados e balanceados corretamente. Fernando também aponta que os pneus podem estar deformados, o que precisa passar por supervisão. Em outros casos, o volante pode estar com defeitos na regulagem, com algum parafuso solto.

O que significa quando a embreagem faz barulho?

Segundo o especialista, o barulho é um sintoma que acusa o desgaste da embreagem no carro. “A embreagem apresenta um desgaste que é notado quando se acelera o veículo. Já o defeito é sinal de problema no rolamento”, explica. O mecânico ainda lembra que pedal duro também é um sintoma que comprova o defeito.

Recomendado para você