Moto elétrica com inteligência artificial é a nova aposta da Yamaha

A CES 2018, o maior evento de tecnologia do mundo, não é apenas palco para gadgets futuristas e automóveis elétricos e autônomos. A feira também serve de palanque para montadoras de motocicletas mostrarem suas inovações. Esse desenho aí em cima mostra a mais nova inovação da Yamaha, que já saiu do papel. Conheça o MOTOROiD.

Equipado com um motor elétrico localizado na rota traseira, a moto te engana ao pensar que os tubos cilíndricos embaixo do acento são o motor, eles na verdade são baterias de lítio, usadas para energizar o propulsor elétrico do veículo.

Possui uma tecnologia chamada by-wire, que elimina a necessidade de cabos, para recursos como aceleração, frenagem e condução, tudo nessa moto consegue ser automático. Possui também uma tecnologia de equilíbrio chamada Active Mass Center Control System, ou só AMCES. Responsável por constantemente ajustar o equilíbrio do veículo, mesmo quando não há ninguém montado nele. Você pode ver o AMCES funcionando clicando neste link aqui.

Por meio dessa tecnologia, o veículo de duas rodas consegue inclusive recolher o pezinho, levantar e ir até o seu dono, sozinha, desde que em baixas velocidades.

Se não bastasse todas essas inovações, o veículo ainda conta com uma tecnologia de reconhecimento facial de seu proprietário. Isso acontece por que a moto tem uma câmera biométrica aliada à um programa de inteligência artificial para identificar a face de seu dono, bem como ligar o motor elétrico.

Uma vez que montá-la, o piloto será literalmente “abraçado” pela carcaça “viva”, equipada com um Hipatic Device, um dispositivo que simula a sensação de toque, aplicando forças ou vibrações ao usuário, tudo para aumentar a interação entre homem e máquina.

Texto original: Autoesporte

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =