Os melhores bairros para comprar um imóvel em Fortaleza


Se está a procura de um imóvel em Fortaleza, deve prestar atenção em diversos detalhes, como os preços dos imóveis, a imobiliária que está fazendo o negócio e se o apartamento/casa oferece o espaço e conforto que sua família precisa. Porém, um ponto bastante importante é o bairro que  escolher passar alguns anos da sua vida.

Por isso, confira algumas informações essenciais do bairros da capital cearense antes de se mudar:

Segundo a pesquisa do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), os dez bairros que apresentam melhores condições de infraestrutura são (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e acesso à energia elétrica): Bom Futuro, Cidade 2000, Conjunto Ceará (I), Meireles, Cocó, Praia de Iracema, Fátima, Estância (Dionísio Torres), Varjota e Damas.

Coleta de lixo
Em relação à coleta de lixo, Fortaleza caminha para a universalização deste serviço urbano, já que 98,75% das residências são beneficiadas. Sabiaguaba, Pedras e Manuel Dias Branco são os três bairros que têm o pior serviço de coleta de lixo.

Água
Com relação ao número de residências ligadas à rede geral de água, Fortaleza possui um valor médio de 93,31%. Porém, alguns bairros apresentam índices inferiores a 80%, como, por exemplo, Vila Velha, Sabiaguaba e Jardim Guanabara. Bom Futuro, Conjunto Ceará II e Cidade 2000 têm os melhores índices.

Energia elétrica
O Ceará caminha para a universalização do serviço de energia elétrica, com 98,94% das residências usufruindo do serviço, enquanto que em Fortaleza o índice atinge 99,70%. Os bairros com maior número de domicílios com o serviço são: Cidade 2000, Praia de Iracema, José Bonifácio, Cambeba, Damas, Varjota e Guararapes.

Condições sanitárias
O Ceará detém um valor de 84,38%, a Capital registrou um índice bem mais elevado (98,60%). Na proporção de domicílios com existência de banheiro de uso exclusivo apenas o bairro Manuel Dias Branco possui um percentual inferior a 90%. Em relação às condições de esgotamento sanitário, a proporção de residências com este serviço, em 2010, no Ceará, chegou a 32,76%, enquanto Fortaleza chegou a 59,56%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
O IDH tem três formas de ser analisado, pela educação, longevidade e renda.
Em termos de educação, os dez primeiros são: Meireles, Dionísio Torres, Cocó, Fátima, São Gerardo, Aldeota, Guararapes, Cidade 2000, José Bonifácio, Varjota.
Em termos de longevidade, os dez primeiros são: Meireles, Dionísio Torres, Aldeota, Praia de Iracema, Varjota, Mucuripe, Cocó, Guararapes, Fátima, Parque Araxá.
Em termos de renda, os dez primeiros são: Meireles, Aldeota, Dionísio Torres, Mucuripe, Praia de Iracema, Cocó, Guararapes, Varjota, De Lourdes, Joaquim Távora.

Fonte: Governo do Estado do Ceará e Anuário do Ceará.

 

2 thoughts on “Os melhores bairros para comprar um imóvel em Fortaleza

  1. Interessante a matéria! E deixo uma dica, ótima alternativa para se morar bem, são as regiões metropolitanas, um exemplo: Eusébio, que teve seu índice de desenvolvimento com notoriedade à nível nacional, ou seja, uma boa qualidade de vida, pertinho da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 2 =