A mecatrônica e suas ramificações

A mecatrônica é uma área do conhecimento de caráter interdisciplinar que é constituída essencialmente pelas áreas de mecânica, eletrônica e computação. Pesquisas nessa área promovem o crescimento de conhecimento científico, tecnológico e de engenharia.

O principal segmento produtivo que é beneficiado pela mecatrônica é a indústria, permitindo melhor qualidade nos produtos gerados a menores custos de produção.

Dentro da mecânica, podem-se citar inúmeras subáreas aderentes à mecatrônica. A usinagem e confecção de moldes para peças são uma das mais expressivas. Para isso é necessária a utilização de tecnologias como desenho assistido por computador (CAD); manufatura assistida por computador (CAM) e engenharia assistida por computador (CAE); em que uma peça é desenha em programas específicos e usinada automaticamente, após passar por ensaios de estresse simulados no computador. A impressão 3D também contribui na prototipagem de peças. Tudo isso permite a construção de máquinas a partir de materiais otimizados para cada aplicação. Técnicas de controle de produção também são aplicadas.

A eletrônica já está presente na indústria, principalmente por meio da automação. Técnicas avançadas de controle e instrumentação em campo, bem como redes industriais de controladores e sensores. A eletrônica de potência permite o acionamento adequado de cargas de elevada potência, como motores. Tudo isso ocorrendo no chão de fábrica, em condições adversas de temperatura, ruído, poeira, produtos químicos, vibração e outras intempéries industriais.

A computação também está presente, executando sistemas de supervisão de processos industriais, na forma de equipamentos e programas. Técnicas de inteligência computacional são aplicadas, permitindo o reconhecimento de padrões no processo maximizando o seu rendimento. A visão computacional também se faz presente. E a Internet das coisas já chegou à indústria.

A robótica é o auge da mecatrônica, em que se tem em um único equipamento os três elos da mecatrônica em plena harmonia.

Há muitas oportunidades para capacitação nesta área no Estado do Ceará. A mecatrônica constitui em importante oportunidade de emprego e renda; além de ferramenta básica para o desenvolvimento da indústria local e atração e novos empreendimentos de fora. Permite, ainda, que jovens empreendedores ganhem o mercado e possam contribuir mais diretamente para o desenvolvimento nacional. Há muito o que pesquisar, desenvolver, inovar e empreender.

A mecatrônica já invadiu a indústria. Que mais está por vir?

Auzuir Ripado de Alexandria
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e Editor-chefe do periódico “Journal of Mechatronics Engineering

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =