Mecânica Responde: O ar-condicionado faz o carro consumir mais?

1. O ar-condicionado faz o carro consumir mais?

Damião Júnior, gerente da oficina O Damião, conta que o ar-condicionado consome mais combustível, principalmente quando está parado em engarrafamentos. “Abrir as janelas e desligar o ar vai ajudar na ventilação dos percursos e na economia de gasolina, já que, por mais confortável que seja usar o ar-condicionado, ele pode sair caro. No entanto, isso depende muito da marca do veículo”, explica.

2. Como diagnosticar os vazamentos do carro?

De acordo com José Paulino, existem diversos tipos de vazamento que podem prejudicar o veículo. O vazamento do líquido marrom claro é o óleo do motor; o avermelhado é fluído de transmissão; o castanho claro é fluído de direção hidráulica; o amarelo pegajoso é liquido de arrefecimento; por último, a água é do acumulo da condensação do ar-condicionado. “Independentemente de qual seja o tipo, o recomendado é descobrir o motivo do problema logo de imediato, antes que o pequeno vazamento torne-se maior”, diz.

3. Qual o alarme de segurança mais usado?

José Paulino conta que os que vêm com a grande maioria dos carros, podem detectar e apontar quando um furto está acontecendo apenas com os sensores de porta, que, quando acionadas, causam um barulho intenso. “O alarme básico é o mais usado, ainda que existam outros, como os sensores interiores, sensores de movimento, sensores de janelas quebradas e outros”, conta. O alarme básico, no entanto, não alerta quando os vidros são atingidos.

4.Como tirar o resto de cola de adesivos da pintura do carro?

O chefe da Oficina, Beto’s Car, José Paulino de Carvalho, recomenda que, para tirar um adesivo e cola do automóvel, é preciso procurar um lava-jato profissional que resolverá a limpeza sem deixar resquícios no veículo. “No entanto, existem métodos que permitem que o condutor faça em casa, como o polimento, que, quando usado com calma e corretamente, pode resolver defeitos na pintura do carro”, diz.

5. Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?

“Alinhamento e balanceamento de rodas são duas categorias distintas”, conta Damião Júnior. O alinhamento, por exemplo, é para ajustar os ângulos dos pneus para ficarem perpendiculares e paralelos uns aos outros. Já o balanceamento permite que as rodas funcionem sem vibrações. “Os sintomas de falta de alinhamento são de desgaste irregular e nos momentos que o carro sai da linha reta em estrada plana. O balanceamento, no entanto, são vibrações, inclusive dentro do carro”, diz. É recomendado que a análise fosse feita durante as trocas de óleo.

6. O que é injeção eletrônica?

Injeção eletrônica é um sistema que funciona para controlar o motor a combustão, segundo Damião Júnior. “A injeção permite que o motor trabalhe com a quantidade de combustível, através da mistura com o ar, de modo mais eficiente”, explica. O sistema, além disto, serve para diminuir os níveis de emissão dos gases poluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =