Blog Populares

Mecânica: Dúvidas frequentes sobre o seu carro

O que fazer quando o pneu do carro estourar?

O consultor da oficina O Borrachão, Fernando Mota, não indica vulcanizar o pneu, como muitos fazem. Ele destaca que o condutor deve segurar o carro, parar imediatamente e fazer a substituição com estepe. “Em casos que o motorista esteja sozinho e sem estepe, o recomendado seria ligar logo para uma oficina de confiança para pedir a manutenção”, diz.

Qual o nível correto do óleo?

O consultor Fernando Mota aponta que todo veículo vem com uma marcação de óleo, o que faz com que todos fiquem regulados e adequados no ponto. Se estiver baixando mais rápido que o normal, é importante que o condutor visite uma oficina para averiguar o que está com defeito.

O que significa quando a luz vermelha do painel acende?

“Quando a luz do painel acender pode ser o sensor, o óleo baixo ou problema de circulação”, conta Fernando Mota. Ele destaca que é preciso procurar um mecânico antes que ocorra outro problema no motor.

Quando poderei substituir a correia?

O especialista pontua que a partir de 40 mil a 50 mil km pode se trocar a correia. “Antes disso, poderia ser prejudicial, já que teria que substituir antes do prazo e desperdiçar dinheiro. Depois do prazo, pode danificar as outras peças do motor”, destaca.

Quando a marcha do carro fica dura, qual a solução?

“Quando ficar a marcha fica dura, o melhor procedimento é chamar logo o reboque para ir à uma oficina mecânica”, diz Fernando Mota. Ele aponta que, caso o motorista force a embreagem, pode danificar outras peças do motor.

Posso alterar a cor do meu carro?

Segundo o especialista, não é indicado. “Não recomendamos. Mas caso o proprietário resolva exercer a alteração, ele deve ir ao Detran e pedir a mudança na documentação da cor do veículo. Caso contrário, ele poderá ser multado”, conta.

Recomendado para você