Blog Populares

Icaraizinho de Amontada: o paraíso da tranquilidade

Icarazinho de Amontada (Foto: Janjão)

Um litoral quase intocado e com um mar de águas calmas, piscinas naturais e coqueirais a perder de vista. Esse é o cenário visto por quem vai à praia de Icaraizinho de Amontada, distante cerca de 200 km de Fortaleza. O lugar perfeito para quem busca relaxar e se conectar com a natureza.

Icaraizinho de Amontada
Icaraizinho de Amontada: a cara do romance.

Icaraizinho tem um charme único. Aqui, menos é mais. A praia ainda mantém a rusticidade característica das pequenas vilas de pescadores e tem paisagens naturais quase intocadas. Um verdadeiro paraíso selvagem.

A calmaria e a simplicidade são fortes atrativos do local. Para quem busca fugir do ritmo frenético do trabalho, aqui é o destino certo. A praia também é a queridinha dos casais apaixonados. O pôr do sol visto das dunas é um convite para o romance.

A praia não é lugar de muita folia e esse é o verdadeiro encanto dela. Com sorte, o máximo de agito que você vai encontrar por aqui é uma música ao vivo ao som de voz e violão em algum barzinho da vila.

Esportes e turismo

Apesar da tranquilidade do local, a praia de Icaraizinho e adjacências, que pertencem ao município de Amontada, como Moitas e Caetanos, são destinos muito procurados por quem gosta de esportes e aventuras.

Em época de ventos fortes (julho a dezembro), o local também é muito requisitado pela turma do windsurf e kitesurf. Inclusive, muitas kitetrips incluem a praia no roteiro de downwind.

Icaraizinho de Amontada: Paraíso da Tranquilidade e do Stand Up Paddle.


Amontada é um município que contempla mar, lagoa e rio (Rio Aracatiaçu – Moitas), além de reunir ótimas condições que são propícias para a prática de outros esportes aquáticos como Stand Up Paddle (Sup). Foram essas características que chamaram a atenção da turma da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (Asup Ce), que há 3 anos promove o Festival de Esportes Aquáticos de Amontada.

“A Asup escolheu Amontada principalmente em função do esplendor da natureza e da condição favorável para a prática doSUP. O apelo turístico da região é muito forte. E quando você pode conhecer tudo isso remando é ainda mais bacana. As belezas naturais de Amontada, seja em Moitas, seja na praia de Icaraizinho, seja nos Lençóis Cearenses de Caetanos, é algo que por si só é um grande atrativo. Além disso, é um município que que já tem um viés da sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente que tem tudo a ver com o que a Asup Ce acredita”, garante o diretor da Asup Ce Alexandre Nogueira.

Para a dentista Daniele Miranda, conhecer Icaraizinho foi uma experiência inesquecível: “O lugar realmente é paradisíaco. Uma viagem que ficará registrada na memória para sempre”. Daniele participou do festival em 2018 e recorda: “as atividades de educação ambiental associadas aos esportes trouxeram para o evento uma sensação de bem-estar, de alegria e paz. Além disso, a confraternização com os amigos e competidores permitiu a troca de experiências e um crescimento pessoal incrível”.

O próximo edição do festival acontece do dia 24 a 26 de maio e contará com competições de Fun Race e Race adulto que serão realizadas na Lagoa das Flexeiras e a modalidade Kids e Junior, na praia de Icaraizinho de Amontada. A programação também terá remadas recreativas no Rio Aracatiaçu, em Moitas, e nos Lençóis Cearenses, na Praia de Caetanos. As inscrições já estão abertas no site da Asup-Ce: (https://www.asupce.org.br).

Serviço:

Festival de Esportes Aquáticos de Amontada

Data: 24 a 26 de maio

Local: Icaraizinho de Amontada

Dica de hospedagem:

Pousada Hula Hula

@hulahulabrazil

Como chegar:

Rodovia Estruturante (CE – 085 – Sol Poente)

Recomendado para você