Clima frio, ecoturismo, cultura e muita diversão no alto da serra

O Ceará é conhecido internacionalmente pelas belas praias, mas a região serrana cearense também tem seus encantos e merece um destaque especial. É o caso da Serra de Guaramiranga, que fica no Maciço de Baturité, distante cerca de 100 km de Fortaleza, e se destaca como destino turístico por conta do clima frio, cachoeiras, trilhas ecológicas, boa cena de arte e cultura, além das construções históricas.
Com temperaturas que variam de 12Cº a 25Cº, Guaramiranga ganhou o charme das cidades de clima frio e é conhecida como a “Suíça Brasileira”. O clima ameno e úmido é propício para o cultivo de vários tipos de rosas, não à toa Guaramiranga também é conhecida por ser a “Cidade das Flores”.
O ecoturismo em Guaramiranga é intenso. O banho nas cachoeiras e as trilhas ecológicas são ótimas opções para quem quer se conectar com a natureza. Uma boa pedida é o Parque das trilhas, um passeio regado a trilhas ecológicas, esportes de aventura e contato com a natureza.
À noite, a dica é curtir o clima frio da cidade e conhecer os restaurantes do centro. Fondues e vinhos são as principais escolhas dos casais apaixonados. Além dos seus atrativos naturais, Guaramiranga se destaca por sediar diversos festivais culturais, artísticos e gastronômicos ao longo do ano. O mais famoso deles é o Festival Jazz & Blues, que acontece durante o Carnaval.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é Convento dos Capuchinhos. O antigo mosteiro, além da bela arquitetura e valor histórico, ainda conserva a tradição de entoar cantos gregorianos no período da manhã. A beleza do local, que também é uma pousada, se estende pelo jardim coberto de flores. Ótimo para retiros espirituais ou para quem busca mais sossego.
Outra grande construção histórica que compõe o roteiro turístico da região serrana do Maciço de Baturité é o Mosteiro dos Jesuítas, que fica localizado no caminho da subida para a serra de Guaramiranga. O mosteiro abrigava a antiga Escola Apostólica de Baturité, construída na década de 20. A grandiosidade da arquitetura do local, hoje em dia também serve como pousada e ostenta um grande jardim com belas fontes. Além de ser um roteiro de passeio interessante, é um local de recolhimento e reflexão.
Parada obrigatória
Pico Alto
O local fica há 1.115 acima do nível do mar e permite uma bela vista panorâmica da região, onde é possível avistar o sertão, rio Pacoti e até as dunas do litoral cearense. É o ponto de encontro para apreciar o pôr do sol.
Serviço:
- Dicas de hospedagens:
Pousada dos capuchinhos
Ladeira da Gruta – Centro
Guaramiranga – CE
contato@pousadadoscapuchinhos.com.br
(85) 3321-1112
Mosteiro dos jesuítas
Sítio Olho d’Água, s/n – Zona Rural, Baturité
(85) 3347-0362 (85) 99220 7227
Cedros Pousada
@cedrospousada
Rua coronel batista de Queiroz, 340 – Centro.
Restaurante Basílico: 999255767 Franzé
Praça Teatro Raquel de Queiroz, S/n – Sala 1 – Centro, Guaramiranga – CE
- Passeio completo
Roteiro: Estação Ferroviária de Baturité, Mosteiro dos Jesuítas, Convento dos Capuchinhos,, Igreja da Gruta, Matriz, City Tour na Sede.
Incluso almoço e banho de Cachoeira.
Embarques: às 7h, em frente ao Hotel Praiano, na Beira Mar, Fortaleza.
Valor: R$120,00 por pessoa.
Marcelo Holanda Turismo
(85) 99770-1668