Grades de segurança: Uma forma para garantir precaução e beleza ao imóvel


A frente de uma casa, além de ponto de passagem, também é conhecida como o cartão de visita do imóvel, já que é um dos primeiros elementos de decoração que o arquiteto e engenheiro aplicaram na residência. E por ter esse efeito, a decoração precisa refletir beleza, elegância e criatividade, ao contrário do que se popularizou de que grades têm o efeito de criar um aspecto grosseiro e de prisão.

O designer de interiores Adeilton Rodrigues conta que esse formato ganhou forças na década de 1980, quando a maioria das pessoas não se importava tanto assim com um bom design. O aspecto utilizado de grades em formato de lanças desenvolve elementos grosseiros e que, sem o apoio de um especialista, se torna algo desconectado com o resto da fachada do imóvel. “Em geral, as pessoas usam do jeito comum. Mas com um bom desenho arquitetônico e estilo do morador, as grades se tornam item decorativo, independente de onde esteja”, explica.

Ele diz que com um projeto é possível tornar o objeto em algo que cria empatia. Para começar, os moradores podem buscar por vários modelos na internet, já que oferecem opções variadas de formatos e cores. Por outro lado, se a casa ainda estiver em desenvolvimento, um especialista pode sugerir detalhes, como um jardim entre as grades e a casa, além dos detalhes que ficam na grade, como as formas geométricas, que, dependendo do modelo, ainda são coloridas.

Além disso, a boa iluminação ajuda quando o proprietário quer mostrar os detalhes estéticos da frente da casa. Outro item complementar pode ser o adorno decorativo, que, apesar de seu preço, oferece mais elegância ao espaço. “Entretanto, as pessoas não querem investir tanto assim nesses detalhes. Ter que colocar uma grade em busca de segurança pode trazer aborrecimento, já que é caro e considerado esteticamente feio. Mas é preciso, pois possui um bom motivo e ainda pode oferecer um conjunto de detalhes que garante sutilidade e elegância ao imóvel e morador”, explica.

Ele pontua que para ter a frente bonita não precisa gastar tanto, quando o importante é investir nesses itens caseiros como um todo ainda na construção. “O conjunto estético, sem nenhum ruído, valoriza, sem dúvidas alguma, a casa. Então, ter a residência bonita e as grades com aspecto grosseiro, não evidencia a casa, por mais que tenha sido construída com os melhores motivos. Com um bom desenho, as grades se destacam, além da sua real função que serve para proteger”.

Modelos de grades para usar na frente da casa ou em varanda

1 – As grades de ferro, quando feitas por medidas, cobrem todo o espaço e ainda criam unidade com a casa.

2 – Algumas grades podem ter o efeito ainda mais criativo quando misturado com colunas de concreto. Essas colunas acabam sendo usadas entre os portões, o que, sem dúvida, desenvolve valor estético.

3 – Adornos também são importantes, já que ficam com aspecto de casa moderna. Muitos adornos, inclusive, possuem uma lâmpada agregada.

4 – Grades com formas geométricas, além de estar na moda, traz charme e um visual decorativo que, dependendo do capital do proprietário, pode ser usado nas portas de dentro de casa.

5 – A versão com faixas na horizontal também é outro modelo que desenvolve estilo na casa, além de criar uma grande visibilidade do que está do outro lado.

6 – A versão com faixa na vertical, além de formato de muro, pode ter a cor que a frente da casa possui, ou alguma que se relacione com a construção, como um todo.

7 – Outra opção é o modelo minimalista que, com linhas verticais e círculos na parte superior, se torna uma ideia mais rebuscada e identificável, dependendo do gosto do proprietário.

8 – O modelo com estruturas finas que formam um tipo quadriculado também oferece segurança, devido ao pouco espaço que a grade permite de se colocar um objeto. E ainda é eficaz para quem tem cachorros, já que nem a sua pata cabe no espaço.

Gabriel Amora – Gabriel_amora@opovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 17 =