Especialistas dão dicas de como decorar os cômodos da sua casa

Qual a melhor sugestão para decorar paredes vazias?

De acordo com o arquiteto Sérgio Melo, o proprietário pode aplicar uma costura imitando tijolo, papel de parede, quadros ou pôsteres. “Também fica muito bonito criar uma linha do tempo e cronológica da família com quadros”, explica.

Devo seguir o mesmo modelo de molduras para os quadros?

Segundo o arquiteto, não é regra usar as mesmas molduras em quadros na parede. “Alguns espaços são muito grandes, o que garante uma dificuldade para colocar todas as imagens em molduras iguais. No entanto, o melhor é usar molduras diferentes em imagens específicas e especiais, como fotos de família, de viagens ou de outros momentos marcantes”, diz. Com a moldura distinta das demais, a parede destaca o mais importante.

Existe uma iluminação ideal para os quartos?

A principal luz que deve prevalecer no quarto é a natural, já que preserva e garante energia para o ambiente e morador. “A artificial, no entanto, pode ser a amarela e quente, visto que traz calor e ânimo, diferentemente da branca mais clara”, diz.

O que fazer com o espaço do quintal?

O quintal pode servir para muitas alternativas, como ambiente para crianças ou de paisagismo. “O quintal pode ser usado como um local de lazer, com brincadeiras para os filhos e animais domésticos, ou de encontros para famílias, com uma iluminação valorizando o ambiente, e de descanso, com um regalo para armar uma rede”, explica. O arquiteto ainda diz que é apropriado plantar, criar um jardim e ter um espaço para descanso e leitura.

Sempre tenho que comprar janelas e portas do mesmo modelo?

O arquiteto conta que pode ter modelos distintos, ainda que dependa do projeto. “Muitos projetos são unificados; quando se modifica, e troca um modelo por outro, pode acabar destoando, enquanto era para ter um desenho mais amarrado”. Ou seja: pode modificar, mas durante o projeto e compra dos dois objetos.

Posso montar estantes com coleções de livros no meu quarto?

O arquiteto diz que o melhor seria usar um quarto vazio para montar o Home Office com livros e outras coleções. “O adequado seria usar o quarto que está sobrando. No entanto, aplicar as estantes e coleções dentro do quarto que dorme também é uma boa opção, já que muitos leem antes de dormir”, diz. O especialista indica usar um criado mudo ou uma bancada ao lado da cama, o qual o morador usa como apoio para os livros favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 1 =