Especialistas comentam sobre reforma

Por onde devo começar em uma reforma de casa?

Segundo o designer de interiores Adeilton Rodrigues, o importante é começar pelo que é chamado de “Parte Civil” da obra, que consiste em trocar os revestimentos, como o piso, pintura e pontos elétricos. “Começando por esses elementos, o morador já pode organizando os móveis nos cômodos prontos, sem ter que esperar por outras reformas pequenas naquele quarto específico”, diz.

Como escolher o melhor papel de parede para o meu quarto?

Hoje em dia existem vários tipos de papeis de parede, como os coloridos, laváveis e os mais simples. De acordo com Adeilton Rodrigues, o proprietário tem que ficar atento ao seu gosto pessoal e investimento que poderá aplicar. “Papel de parede é caro. Não depende exclusivamente do mais bonito. O valor pesa muito na hora da escolha”, conta.

Posso colocar quadros em uma parede com papel de parede?

“É inegável que pode ficar poluído. Tudo depende da composição que vai completar a parede”, diz o designer de interiores. Ele comenta que quando o papel de parede tem muita informação, como cores ou desenhos, a iluminação basta como complemento. Em outros casos, com a cor mais neutra ou monocromática, pode se usar quadros, o que torna a peça em ponto de destaque.

Qual o melhor método de colocar coleções de livros e filmes em um único ambiente?

O designer de interiores conta que o mais usual são as estantes tradicionais. “Hoje em dia existem estantes com formas diferentes, de plantas ou animais. O que permite a mistura das coleções. Com isso, dependendo do cômodo e do proprietário, é possível criar um novo modelo de decoração, diferente do padrão, que funciona como uma biblioteca”.

Como decorar o meu apartamento pequeno?

“É possível criar muita coisa interessante, como prateleiras de madeiras para segurar coleções ou roupas, algo que já evita o guarda-roupas, que pega mais da metade de espaço de um quarto”, diz. O designer conta que pode usar também móveis rústicos e outros modernos, o que traz um misto de decoração.

Como escolher as melhores plantas para colocar no jardim?

O designer de interiores enfatiza que tem que consultar um jardineiro ou um paisagista, uma vez que a planta interna e a externa exigem cuidados distintos. “Pode usar cactos, rosa do deserto e outras. Mas é preciso ter cuidado com a sombra e com o ambiente do jardim, já que elas podem morrer depois de certo tempo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =