8 dicas de como economizar gasolina dirigindo seu carro

Quando falamos no uso diário do carro, algumas atitudes simples de seguir podem fazer toda a diferença. Veja dicas de como economizar gasolina na hora de dirigir

Os avanços da tecnologia nos automóveis são muitos e voltados para a segurança, conforto e eficiência de motores, pneus “verdes” e uma série de recursos inteligentes.

LEIA DEPOIS: Os 10 carros mais econômicos do Brasil

Estudos realizados pelos engenheiros da marca mostram que o estilo de direção pode influenciar em até 25% o consumo e o nível de emissões de um veículo. Por isso, reuniram as seguintes dicas para quem quer dirigir de forma mais econômica e sustentável.

1. Planeje com antecedência

Antes de sair, reserve um tempo para listar o roteiro de seus compromissos e os afazeres diários. Faça um “checklist” básico ou uma espécie de plano de ação, que o ajudará a poupar tempo precioso perdido no trânsito, com uma visão mais ambiental, sem ficar parado com seu veículo.

Agrupe as tarefas em uma única viagem, eliminado vários trajetos de ida e volta e evitando áreas de tráfego intenso. Com a lista pronta, use o sistema de navegação SYNC, que equipa os veículos Ford, ativado por voz, para guiá-lo na rota mais eficiente – sem tirar os olhos da pista e as mãos do volante!

2. Esvazie o porta-malas

No dia-a-dia, não transforme o porta-malas do carro em um depósito de objetos.  É melhor esvaziá-lo. Um veículo carregando peso desnecessário vai consumir mais combustível. Veículos leve vai economizar gasolina. Se não for viajar, mantenha o compartimento de bagagem livre para quando realmente for necessário usá-lo.

3. Compartilhamento

Compartilhar roteiros traz várias vantagens econômicas, reduz o tráfego e, consequentemente, ajuda a diminuir a poluição pelo excesso de veículos nas ruas, além de incentivar as amizades – é muito mais divertido ter alguém com quem conversar do que dirigir sozinho.

4. Dirija de forma consciente e segura

Evite acelerações fortes com o motor em alta rotação, frenagens bruscas e só mude de faixa se necessário, sempre sinalizando a mudança. Dirigir em velocidade excessiva aumenta o consumo de combustível.

Estudos mostram que trafegar a 90 km/h em vez de 100 km/h, por exemplo, aumenta a eficiência energética ao redor de 10%. Respeitar as velocidades indicadas garante maior durabilidade para os freios e pneus. Na estrada, veículos equipados com controle automático de velocidade também ajudam a tornar a viagem mais econômica e confortável.

5. Faça manutenção preventiva do automóvel

Manter os pneus com a calibragem correta é importante para economizar combustível. Isso também garante vida útil maior e facilita nas situações de manobra. O ideal é checar a pressão dos pneus conforme o manual de proprietário do veículo a cada 15 dias.

Deve-se verificar o nível do óleo do motor com regularidade e, ao fazer a troca, fique atento às especificações recomendadas pelo fabricante para que o sistema de lubrificação do motor continue funcionando de maneira eficiente.

VEJA TAMBÉM: Quanto você pode economizar comprando um carro usado em Fortaleza?

6. Use ar-condicionado com inteligência

A economia de combustível cai em até 15% quando o ar-condicionado é usado em baixas velocidades. Portanto, dê preferência aos vidros abertos sempre que estiver dirigindo nestas condições.

No entanto, a partir de 90 km/h, é melhor usar o ar-condicionado do que abrir as janelas. Isso porque o veículo terá menos resistência ao vento com os vidros fechados, o que permite o uso do ar-condicionado de forma mais eficiente.

7. Pense em alternativas na cidade

Dirigir é prazeroso em muitas situações. Mas também é saudável caminhar, andar de bicicleta ou, em muitos casos, usar transporte público em determinados roteiros. O meio ambiente também agradece. A mudança de ritmo pode ajudar a apreciar mais o tempo que passa ao volante do seu automóvel.

8. A vez do híbrido

Carros híbridos estão ganhando força no mundo e o caminho natural é avançar em muitos mercados. Um automóvel como o Ford Fusion Hybrid combina dois motores, elétrico e a gasolina, e garante um nível superior de eficiência.

O motor elétrico funciona em condições urbanas e o propulsor a gasolina nas velocidades maiores, principalmente na estrada. A economia de combustível pode significar uma soma considerável, sem contar o ganho ambiental.

O híbrido da Ford, por exemplo, é capaz de rodar com uma média de 16,8 km/l de combustível devido às suas tecnologias avançadas, além de oferecer o conforto de um sedã de luxo.

Essas foram algumas dicas de como economizar gasolina do seu veículo. Se você quiser mais dicas de economia para seu automóvel e sua casa clique no link: Economia no Blog Populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =