DecoraResponde: Existe algum truque de design para que um espaço pequeno pareça maior?

Existe algum truque de design para que um espaço pequeno pareça maior?

“Podemos trabalhar com espelho de bronze, o material possui um reflexo de menor de intensidade, além de ser bastante elegante. Você pode também usar um jogo de cores mais escuras para dar um efeito de maior profundidade, as cores harmonizam a falta de espaço, elas podem corrigir as proporções de um espaço limitado”, ressalta o arquiteto. Para o especialista, o ideal é não usar móveis grandes em ambientes menores. Ele ainda aconselha que móveis altos também não são a melhor opção.

Quando devo reformar minha piscina?
Segundo o arquiteto Roberto Wagner Araújo, a reforma deve acontecer quando aparecem problemas de infiltração, vazamento, rachaduras. “É preciso analisar o comportamento das paredes, das turbulações, a saída de água. Quando é o caso de piscina comprada pronta é preciso verificar com o fornecedor. Porém, as piscinas prontas são de melhor qualidade”, afirma.

Vou reformar a cozinha e o banheiro, devo retirar os azulejos antigos ou colocar
os novos sobre eles?

Roberto explica que o melhor a se fazer é retirar o material antigo para a instalação do novo, pois, segundo ele, os azulejos velhos sempre apresentam algum defeito. No entanto, ele sugere que, caso o morador opte por não retirar os azulejos antigos, ele pode colocar adesivos. Ele lembra ainda que é muito comum retirar as peças velhas porque os moradores costumam aproveitar para fazer uma reforma hidráulica ou elétrica, sendo necessária a retirada do
material antigo.

Sala e cozinha integradas precisam ter o mesmo estilo? Como decorar cada uma?
De acordo com o arquiteto e designer de interiores Roberto Wagner Araújo, os dois ambientes possuem certa ligação e as cores precisam manter o padrão. Ele cita que, por exemplo, uma cozinha mais neutra poderia dar espaço para uma sala com mais cores. “Caso o morador queira uma integração maior entre os ambientes, ele também pode trabalhar com uma composição de cores complementares. Por exemplo, você pode usar granito preto e branco em casos de cozinha americana, usar bancadas. Fazer uma seleção de materiais para dar um integração e harmonia no espaço”, explica.

Que tipo de obra e reforma num apartamento ou numa casa requer aprovação na Prefeitura?
O arquiteto diz que em casos de decoração ou reformas simples no apartamento os moradores devem se dirigir ao síndico do condomínio. Quando as obras a serem feitas são maiores, geralmente são proibidas, pois podem comprometer a estrutura do prédio. Ele explica que quando há a necessidade de fazer uma reforma de ampliação de área em uma casa, é preciso ir à Prefeitura solicitar uma autorização de reformas. “Por exemplo, quando o proprietário quer aumentar a área espacial que seu imóvel ocupa, podendo tomar espaço na rua”.

O teto deve ser pintado em cores mais escuras ou mais claras que
as paredes?

De acordo com o especialista, o teto precisa ser mais claro para valorizar a iluminação do ambiente, tanto a claridade natural, quanto a artificial. “No entanto, se a pessoa quer criar um espaço mais compacto e aconchegante, pode obter com cores uniformes aos tetos e paredes. Por exemplo, um quarto com um teto com a mesma tonalidade das paredes é bastante aconchegante e agradável” destaca. Porém, quando o ambiente é escuro e carece de iluminação, Roberto aconselha tetos com tons mais claros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =