Conheça os diferentes tipos de decoração de ambientes


Antes de montar ou repaginar o visual da sua casa, é interessante saber um pouco mais sobre os estilos de decoração e sobre qual deles combina mais com você.

O arquiteto Roberto Pamplona destaca os principais tipos de ambiente. “Existem muitos deles, mas posso resumir em três correntes: clássico, moderno ou contemporâneo e rústico. No clássico predomina mobiliário de época com detalhes rebuscados, sofás e poltronas com capitoné, lustres de cristal, cortinas de tecido, tapetes persas, tecidos com padrões clássicos ou trabalhados. No moderno ou contemporâneo, mobiliário com linhas retas, clean, design puro, limpo, sem detalhes, sofás de linhas retas e geométricas. Na decoração rústica, são frequentemente usados elementos naturais, como pedras, plantas, fibras, madeira de demolição e cerâmica. Os móveis com aspecto antigo desgastado são essenciais, porque fazem parte do charme.”

Decoração clássica

Seu estilo
Na hora de achar o próprio estilo, pode-se encontrar apoio no arquiteto ou designer: “Nas entrevistas iniciais, o profissional tem oportunidade de conhecer o cliente e captar o estilo que mais o representa. Uma forma que utilizo em meu escritório é ter um banco de dados com diversas fotos de ambientes prontos, assim fica fácil o cliente identificar com precisão com qual ele se identifica e gosta”, afirma Pamplona.

Decoração rústica

No entanto, se o fator financeiro não estiver favorável para fazer a decoração desejada, o profissional conta: “O preço é um balizador e limite nas compras da decoração, mas a escolha do estilo tem a ver com a personalidade e o gosto de cada um.”

Decoração moderna

Tendência
Se você gosta de estar antenado às tendências de Arquitetura, Pamplona indica: “O estilo tem que ter a cara do cliente, mas existe uma crescente utilização da madeira. Encontramos ambientes lindos utilizando este material, revestindo  paredes, pisos e presente no mobiliário. A madeira reina nos projetos atuais e pode ser encontrada em diversos outros materiais que simulam sua aparência, como porcelanato, pisos vinílicos e MDFs padrão madeira. Esse material traz sensação de aconchego e conforto.”

Decoração contemporânea

Veja mais sobre o assunto no Especial Reforma & Construção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 1 =