
T A busca por percursos mais desafiadores, mais contato com a natureza e a experiência de conhecer lugares turísticos formam o perfil dos “maraturistas”, os apaixonados por corridas e viagens. Esse público cresce a cada ano e aquece o mercado de turismo e eventos esportivos no Ceará.
Com a proposta de unir turismo e corrida, é comum os maratonistas organizarem as férias de acordo com o calendário de competições. Por conta desse comportamento, o mercado de agências especializadas em turismo de esporte se torna um nicho em ascensão.
No Ceará, o circuito de corrida mais famoso chega a reunir até 500 corredores por maratona. Uma das etapas mais esperadas acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril , em Jericoacoara. A corrida Beach Run Jeri acontecerá em meio às belas paisagens da praia principal e da Lagoa do Paraíso, que ficam dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. As demais etapas das corridas seguem pelas praias de Mundaú, Canoa Quebrada e Porto das Dunas.
De acordo com Ricardo Ramalho, organizador da Beach Run Brasil, a grande procura por maratonas em praias acontece porque “Saímos do tradicional. Ofereceremos percursos diferentes, atrativos e desafiadores. Conseguimos transformar as corridas em eventos de final de semana. Aonde tudo é pensado para gerar felicidade aos participantes”.
As praias são um convite para a diversão e apresentam roteiros diferenciados para os corredores. Hotéis, pousadas e bares se mobilizam com parcerias para melhor atender o público esportista. Prova disso, são os pacotes turísticos personalizados que levam em consideração os horários da corrida e necessidades dos corredores.
Corrida e diversão
“Quem pode fracionar o período de descanso une o passeio a corrida. É comum atletas conhecerem praia, cidades e países através da corrida. Essa prática cresce cada vez mais. “, afirma Ricardo Ramalho, organizador da Beach Run Brasil.
Em Fortaleza, algumas agências já se atentaram e estão se especializando para atender a demanda.”É cada vez mais comum o surgimento de agências que estão focadas neste segmento, além de clubes de assessorias e hotéis que estão fazendo parceria com organizadores de corridas para melhor atender a turma da corrida”, pontua Ricardo.
Bem-estar e melhor performance

De acordo com a personal trainer Renata Pascoal, corredora há 25 anos, participar de eventos esportivos em praias é muito prazeroso e uma boa forma de aumentar a performance do atleta. “A ideia de unir corrida e turismo é maravilhoso. A corrida no asfalto é muito monótona. A passada é mais dura e a coordenação dos movimentos é repetitiva, mas quando você vai para um relevo diferente como a praia tudo muda. A maratona na praia acaba melhorando a performance do atleta, pois exige mai esforço fisico por conta das condições do vento, terreno diferente e altitude. A corrida fica até mais lúdica, dá para curtir muito mais o percurso da praia”, afirma.
27 de abril / Jericoacoara
7km e 12km
Largada às 16h – Club Ventos
28 de abril / Jericoacoara
21km
Largada às 5h30min – Município de Jijoca de Jericoacoara
(com destino praia de Jericoacoara)
25 de maio / Praia do Mundaú
5Km Largada às 16h15min – Pousada das Marés em Mundaú
15Km Largada às 16h – Praça Central da Praia de Flecheiras
7 de Setembro / Praia Porto das Dunas
8km – Largada às 18h – Beach Park
2 de novembro / Praia de Canoa Quebrada
5km e 10km – Largada às 16h – Barraca Chega Mais
3 de novembro/ meia maratona em Canoa Quebrada
21km – Largada às 5h30min – Barraca e Restaurante Chega Mais
Serviço:
Beach Run Brasil
@beachrunbrasil
Agência Marleth Barros
Especialista em turismo de esporte
@marlethbarros.turismo
(85) 3261-9690 / (85) 99979-7044