Contran aprova carteira de habilitação versão digital

Na terça-feira, 25, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a proposta da Carteira Nacional de Habilitação ganhar uma versão digital para celulares smartphones, incluindo QR Code e aplicativo dedicado.

No entanto, o documento físico não será eliminado, continuará sendo emitido normalmente. A intenção do órgão é oferecer uma edição do item mais fácil de ser transportada e mais adequada aos dias atuais. Desse modo, é possível apresentar o smartphone com a carteira virtual em qualquer situação que o documento original seja solicitado.

A versão digital da CNH terá a mesma validade em papel. Para garantir a autenticidade da peça, o Contran desenvolveu um aplicativo que, além de mostrar todas as informações básicas do condutor, também traz um código QR para escaneamento e conta com certificação digital.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. […] Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, afirma Bruno Araújo, ministro das Cidades, no comunicado oficial sobre a novidade.

O nova versão da carteira será válida apenas em fevereiro de 2018.

Mas como adquirir a CHN Digital?

É preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.

A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.

Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

No caso de perda ou roubo do aparelho, o sistema permite que o aplicativo seja bloqueado remotamente.

Para obter o app não haverá nenhum custo para o habilitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =