Como usar a parede de lousa em casa?


A parede lousa, ou parede de giz, é uma decoração frequentemente usada em bares e restaurantes, mas que vem ganhando espaço em casas e apartamentos. A parede geralmente é de cor preta ou verde, com desenhos e palavras feitas em um material que simula giz, mas não borra ou pode ser apagada. Segundo o decorador da Holanda por Dulce Silveira Bruno Lessy, parede lousa é uma intervenção artística, por isso precisa ser bem pensada e requer alguns cuidados.

Onde pode ser colocada?

A intervenção pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa. Porém, Bruno recomenda que seja evitada apenas no quarto, por não ser um ambiente que combina muito. O jardim da casa não pode receber parede lousa. O responsável por este local deve ser um paisagista, que, em conversa com o decorador, precisa conciliar as plantas com outros itens de decoração.

O que escrever e desenhar na parede lousa?

Os desenhos, frases e palavras que serão feitos na parede precisam ter a ver com o ambiente onde ele se encontra. Por exemplo, na sala de estar, Bruno recomenda que sejam escritas palavras positivas e de auto-estima, por ser um local onde a pessoa vai passar frequentemente. Na cozinha, desenhos como cestas de frutas, cacho de uvas, conjunto de talheres etc; além de palavras que remetam a alimentação e saúde. Lembre-se que tudo precisa ser do gosto dos moradores.

Como conservar a parede?

Bruno explica que, como a lousa não é apagada, portanto não suja, os cuidados são básicos. Para limpar, basta passar um pano seco ou uma vassoura. Se a parede já estiver muito velha ou a pessoa não a queira mais, pode ser colocado um painel tridimensional ou um papel de parede por cima.

Por: Luan Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + treze =