CNH gratuita, saiba como conseguir a sua

Iniciar o processo para adquirir a Carteira de Habilitação não é tão fácil e muitas vezes pesa no bolso. No entanto, alguns estados oferecem esse serviço gratuitamente. De acordo com o Denatran, não há uma lei federal que regularize esse benefício. Mas cada estado, possui os seus programas e regras  para que as pessoas tenham acesso à CNH sem a necessidade de pagar as taxas e as aulas na autoescola.

No caso do nosso Ceará por exemplo, o custo do processo é financiado pelo governo do estado por intermédia da Secretaria das Cidades e do Detran. O curso é apenas para categorias de veículos A e B. Os beneficiados podem fazer aulas na autoescola que preferirem, desde que essa seja dentro da cidade ou municípios vizinhos. O teste ainda permite que você o faça mais uma vez gratuitamente em caso de falha.

O benefício, porém, é destinado apenas para pessoas maiores de 18 anos de baixa renda, que esteja dentro de uma das categorias listadas: Aluno de escola pública do ensino fundamental, médio ou profissionalizante; beneficiário do Programa bolsa família, ingresso do sistema penitenciário ou portador de deficiência física.

A inscrição no programa só é feita pelo site do Detran e deve ser apresentados os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de endereço e comprovante do segmento escolhido citado anteriormente. O programa só beneficia a pessoa que ainda não tem a CNH, apenas uma vez.

 

Texto original:  Revista Auto Esporte

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dez =