Blog Populares

Cinco cuidados com o carro para economizar combustível

Com a guinada do preço do combustível, é importante ficar atento a alguns itens do veículo para não dar bobeira com os gastos. Quem mantém as manutenções em dia, talvez consiga amenizar o prejuízo.

Confira abaixo alguns itens essenciais para a economia de gasolina para o seu carro:

Filtro de ar

Você deve trocá-lo a cada 10.000 km completados! Se isso não acontecer, pode restringir a entrada de ar, deixar o carro sem potência e com bastante “sede” de combustível.

Filtro de combustível

Também deve ser trocado a cada 10.000 km. Isso porque o combustível precisa chegar com pressão e vazão constantes nos bicos injetores. Se o filtro estiver entupido a vazão será menor, a quantidade de combustível será menor e o motor ficará fraco. Assim, o motorista sente necessidade de pisar mais no acelerador.

Vela

Nesse caso, o ‘prazo’ para a troca das velas é a cada 20 mil quilômetros, pelo menos para a maioria dos automóveis. A intensidade da faísca da vela queima a mistura de ar e combustível. Quando a faísca está fraca, parte do combustível não é queimado, e sim, é jogado para fora pelo escapamento. Apesar de não ser tão perceptível, isso acaba estragando o catalisador.

Pneu

Essa dica não é nova, mas a maioria das pessoas não calibra os pneus no momento do abastecimento. Basta observar que os postos de combustíveis possuem várias bombas de abastecimento e apenas um calibrador. O pneu baixo exige mais força do carro, o que acaba gerando mais necessidade do motor, por isso, fique atento sobre as condições do seus pneus.

Alinhamento

O alinhamento das rodas é responsável por corrigir possíveis deformidades nos componentes que formam a suspensão e que vão se desgastando com o tempo. Ficar atento a isso é muito importante, por andarmos em rua esburacadas.

Fonte: Oficina G1

Recomendado para você