As tendências de cores automotivas para 2017 e 2018

Inspiradas no desejo por mais simplicidade e transparência em um mundo digital, os designers da divisão de tintas automotivas da BASF traduziram a questão do controle de dados pessoais e também a necessidade de uma ampla compilação de informações, visando possibilidades técnicas e sociais, em uma coleção de 66 novas cores automotivas, destacadas abaixo:

Mudanças digitais – Azuis intensos e novas cores claras

No mundo digital, a beleza do corpo e outros objetos análogos ganham mais atenção, com um número cada vez maior de pessoas que procuram se esconder dos coletores de dados e da vigilância. Essa tendência afeta as paletas de cores automotivas. As cores quentes e bege lidam com os aspectos da pele, enquanto os azuis escuros e claros expressam a digitalização do corpo humano.

Conexão crescente – cores pastéis e cromáticas

Além disso, os dados trocados sem restrições de tempo e espaço criam fronteiras fluidas. Os carros estão se desenvolvendo, passando de simples veículos para produtos altamente complexos, que se comunicam intensamente com os motoristas e com o meio ambiente. A complexidade da nossa conexão com os objetos é refletida no brilho dimensional, sendo uma mistura de efeitos nítidos e claros. As cores pastéis e cromáticas e azúis intensos representam a imagem das novas tecnologias e enfatizam a singularidade da era digital.

Em geral, a relação de fascínio e medo, como enxergamos no reflexo de nosso espelho digital, oscila entre cinzas escuros e médios.

A expertise em cores da divisão de tintas automotivas

Os designers da divisão de tintas da BASF na China, Japão, Estados Unidos e Alemanha desenvolvem todos os anos cores atuais e modernas para a indústria automotiva, realizando extensas pesquisas e análises aprofundadas. Eles descobrem as tendências globais e as mudanças culturais que irão influenciar as escolhas de cores dos veículos de três a cinco anos contados a partir de hoje. Além de identificar as tendências globais, as equipes de design regional encontram temas exclusivos influenciados pelas circunstâncias e condições locais na Europa, Oriente Médio e África, América do Norte e Ásia-Pacífico.

Europa, Oriente Médio e África – De volta para o futuro

As pessoas na Europa, Oriente Médio e África são diversificadas, assim como as tendências nestas regiões. Elas são guiadas por possibilidades invisíveis e desacelerações presentes em nosso mundo globalizado movimentado e digital. A busca por um estilo de vida global diferenciado e uma paisagem automotiva personalizada resulta em cores inesperadas e inusitadas, como um verde amarelado com uma camada mate.

A diversidade dessas regiões implica em um design que não se foca apenas na Europa, mas acrescenta o gosto dos territórios vizinhos. O Oriente Médio, em particular, com sua linguagem de produto orientada para o luxo, está atraindo atenção. Um ouro esbranquiçado com uma camada transparente estruturada expressa essa perspectiva. Além disso, em um mundo com acesso Wi-Fi constante, há uma forte necessidade de objetos físicos. É por isso que as “antiguidades” retrôs, como os toca-discos de vinil, estão na moda, colocando em foco os velhos tempos. Essa tendência é caracterizada por uma cor com leves tons de tijolo, com destaques vermelhos e um flop sólido.

O novo padrão de cores automotivas precisa ser repensado e terá funcionalidades adicionais, como o LK Black. Esta interpretação moderna de uma antracite escura usa a inovadora tecnologia Solaric. O sistema de gerenciamento de calor solar reflete a radiação infravermelha próxima, reduzindo assim a temperatura na superfície e dentro do carro, quando estiver quente e ensolarado.

América do Norte – De volta para a natureza

A invasão da tecnologia em nossas vidas cotidianas – bem como o desejo de fugir e se reconectar com um mundo mais natural, com a comunidade e com o nosso próprio corpo – foi explorada como uma tendência que contribuiu para as previsões de cores da BASF na América do Norte. A cor chave da região é o Undercurrent Blue, uma cor bem azul-escura com uma textura sedosa que exala uma sensação de mistério e celebração do ego. Esta cor aproveita a tecnologia de pigmentação simples existente, mas oferece uma posição de cor sofisticada.

Ásia-Pacífico- De volta para a cultura

As aplicações e produtos com um estilo asiático exclusivo estão tendo alto valor e significado. Esta nova autoconfiança, por parte do povo asiático, é expressa em uma pérola branca como uma das cores icônicas que representam o espírito único da região. Além disso, a apreciação mundial pela cultura asiática está dando voz aos jovens e aos grupos que têm lutado por reconhecimento durante a recente recuperação econômica. Um vermelho profundo e saturado, com flocos brilhantes, define a sofisticação pela qual os grupos clamam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 15 =