9 dicas para uma área de banho eficiente e confortável

Box_Due
Saber qual é o espaço ideal para uma área de banho confortável, o melhor tipo de box e o revestimento mais adequado pode não ser tão fácil quanto parece. Por isso, a Ideia Glass, esclarece todas as dúvidas quanto a reforma no banheiro.

Qual é o espaço ideal para a instalação de um box?
Essa parte se faz necessário analisar o espaço disponível, porque, normalmente, a área de banho corresponde um terço do banheiro. Se o cômodo for grande, vale apostar em boxes maiores, com medidas até 2.500 mm. Para lugares pequenos, o ideal é colocar um vão de no máximo 600 mm. Mas se possuir uma metragem média, o indicado são os modelos de canto, que conseguem aproveitar todo o ambiente.

Há quantos centímetros de distância o box deve ficar de outros objetos?
Para ficar confortável, a circulação no banheiro deve ter um espaço entre 60 a 80cm de objetos como vaso sanitário, pia, gabinete e acessórios como lixo e toalheiro. Essa regra vale para o box de banho também.
No caso de um banheiro pequeno, pode-se investir em boxes que contribuem para a economia de espaço pode ser a saída.

Qual o revestimento ideal para a área de banho?
Os mais indicados são as tradicionais pastilhas e azulejos decorados. Isso porque, além de decorar, são práticos na hora da limpeza e manutenção, são resistentes a umidade e possuem um preço acessível. Para quem vai optar por revestimentos que tenham apelo decorativo, o ideal é utilizar boxes com vidros transparentes para valorizar o visual interno da área de banho.

Qual o material mais adequado para que o kit de box não enferruje?
Nesse caso, o ideal é optar por boxes que recebem o banho de cromo. Trata-se de um processo de aplicação de elétrons, garantindo mais resistência a corrosão. Mesmo processo feito com joias, a cromagem faz com que a peça mantenha sempre o seu brilho, possibilitando um visual leve e requintado aos banheiros.

Qual é o melhor modelo de box para espaços pequenos?
Nos banheiros pequenos, os boxes mais indicados são os de porta de vidro de correr, pois economizam espaço, já que não precisam de ângulo de abertura.

O que deve estar do lado de dentro do box e o que deve estar fora?
Se o banheiro não for grande, coloque apenas o necessário. Caso contrário, vale apostar em metais para colocar shampoos, condicionadores, sabonetes e outros itens necessários para o banho. Na parte de fora, em cômodos pequenos, os nichos embutidos nas paredes é a solução ideal.

Existem boxes com portas de correr simples, sem trilhos inferiores e até o que pode ser guardado após o uso. Qual é o mais indicado?
Na hora de escolher o box, você precisa pensar em três fatores: o tamanho do banheiro, gosto pessoal e orçamento disponível. Os de portas de correr são os mais tradicionais e garantem um visual moderno e funcional. Os com portas articuladas e sem trilhos inferiores, são pensados para pessoas que sofrem com problemas de locomoção, já que o vão de passagem é maior.

Para que o box de banho tenha uma vida longa, qual a limpeza e manutenção ideal?
Por ser algo essencial para a durabilidade do produto, a falta de limpeza e manutenção correta pode levar ao enferrujamento do kit e em problemas com o trilho, com a movimentação da porta, por causa da sujeira.

A faxina pode ser separada em dois momentos. A primeira, mais superficial, deve acontecer após o banho. Isso porque, resíduos da água e sabonete, costumam ficar no vidro, deixando manchas difíceis de retirar. Na segunda parte, é a limpeza mais aprofundada, que pode ser feita uma vez na semana, e deve incluir vidro, kit e o espaço que fica nas frestas entre os trilhos inferiores.

A banheira deve ficar dentro ou fora do box?
Nesse caso, não há regra, isso depende da preferência do morador. Existem muitos projetos arquitetônicos que estão apostando em um design no qual a banheira fica dentro do box, garantindo mais privacidade no banho e mais espaço para circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + cinco =